quinta-feira, 11 de outubro de 2012

3ª turma do Moca sai do mundo das idéias

Saindo do mundo das idéias, ou melhor colocando idéias em prática começamos, enfim, a nova turma do Moca. Inicialmente tivemos 07 jovens, e mais dois inscritos para a inicio na próxima terça [16/10].

Esta Semana Começamos com o eixo "históricos de vida", para nos conhecermos melhor, fizemos alguns dinâmicas de apresentação e interação do grupo; e os temas juventude e cidade.

Uma das dinâmicas utilizadas foi a teia de histórias


O jovem com o novelo de barbante se apresentava e dizia coisas que gostava de fazer, se alguém mais na roda se identifica-se com ele este recebia o fio assim criando uma grande teia de afinidades, uma colcha de histórias, discutimos como o homem relaciona o ato de contar com o de costurar como no termo trama, novela (novelo), fio da meada e como as histórias pessoais formar nossa história universal.

Discutimos o Tema o que é ser jovem hoje?

Carlos levantou a questão que a juventude sempre está relacionada a drogas ou criminalidades,
pegamos esse gancho para discutimos  o termo do ´´o que é o Jovem?´´ e o que é ´´O esteriótipo do jovem,   palavras como cobrança, pressão, família, trabalho foram bem recorrentes no nosso debate.

Fizemos um jogo teatral chamado de a Cruz em uma ponta ficava alguém que representava o JOVEM de hoje na sua frente alguém representa-va o espelho ou referencia que o jovem tem, este fazia movimentos que o JOVEM devia reproduzir, em outra ponta ficava o repórter alguém que pergunta-vá sem parar coisas para o JOVEM responder e na outra ponta ficava alguém que o jovem devia convencer de ficar na sala criando argumentos convincentes... UFA!

Depois de muita confusão e risos descobrimos que ser jovem não é fácil e novas palavras como moda, ídolos, emprego, escolhas, escola, tarefas domésticas além das antigas família e cobrança apareceram novamente.

Fizemos o Jogo Em nome dos artistas da Bienal de artes desse ano de um jeito Adaptado.



Com uma grande Placa com o Nome A juventude...
criávamos frases com esse mote com as mini placas de palavras do jogo para gerar debates do que achamos sobre o que é juventude. 
Surgiram frases como:

A juventude tem haver com convívio.
A juventude nunca quer manipulação.
A juventude rompe com cotidiano.
A juventude provoca  público.
A juventude combina com vida.



Depois cada jovem justificou a escolha de sua frases para cartografarmos o que é juventude para nosso grupo.

Discutimos nessa semana também o tema Cidade e fizemos Nossa Primeira produção os Brasões do Histórico de vida, estes ficam para as para a próxima postagem...

Até.

Rafael Araújo


8 comentários:

  1. Ótimo relato meu querido. Parabéns. muita força na sua caminhada, sinta-se em casa [pelo menos de minha parte] e siga em frente. Seu trabalho é ótimo merece respeito e você o conquista a cada dia. Abraços
    Del

    P.S.: Vou tomar vergonha e postar também...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Rafael pela persistência e crença no Programa e acima de tudo crença na educação e juventude.

    P.S.Del tome vergonha e poste também rsrrsrrrs

    ResponderExcluir
  3. Adorei o relaro, e tu escreve saboroso. sorte ai com essa galera.

    Marcel

    ResponderExcluir
  4. Para.....PARABÉNS pelo magnífico trabalho Rafael e 1 salve aos novos jovens.
    Que relato hein...perfeito! Avisa aí a galera que essa juventude todos são bem vindos! beijin \ooooooooo/

    ResponderExcluir
  5. Gostei de tudo, Rafael. Sabemos das dificuldades que você enfrentou/enfrenta, mas o relato dá uma panorâmica legal de como você consegue "tirar leite de pedra". Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. "O Rafael é um bom companheiro.." rs, brincadeiras à parte, parabéns à todos os jovens, sejam super bem vindos e ao Rafa claro, sempre muito persistente e apaixonado pela juventude! Força sempre...Bjs

    ResponderExcluir
  8. Obrigado pelas palavras galera, muito bom poder dividir com os jovens, experimentar, aprender. To empolgadissímo, o tempo é curto mas há muitas potencialidades pra se explorar! Bora galera aos projetos! e Até a próxima postagem! abraço

    ResponderExcluir