terça-feira, 16 de outubro de 2012

DAS EXPLORAÇÕES

Estamos chegando na reta final do programa e  os Jovens Urbanos -  Moca estão a mil, envolvidos com as oficinas,experimentações e projetos, eles ainda tem fôlego para atividades e explorações confira:

PARQUE TRIANON MASP.

Conhecido  como Parque Trianon em São Paulo, foi inaugurado em 03 de abril de 1892 com a abertura da Avenida Paulista projetado pelo  francês Paul Villon, o ambiente cultural da aristocracia cafeeira da épocaa dominado por influências do romantismo europeu do século XIX deu forma  de um jardim inglês, apesar da exuberante vegetação tropical remanescente da Mata Atlântica.
Os jovens gostaram muito de  vivenciar a agradável sensação de estar em um  local estiloso e aborborizado cercado por  arranhas céu. .Baseado nos eixo temático “jovens e a relação com a cidade, diferenças regionais e meio ambiente ,os jovens tiveram olhares atentos percebendo as questões que envolve a  disposições e diferenças com parques de nosssa região, vegetação, meio ambiente e a  localização dentro da cidade de São Paulo apropriando-se  do espaço visitado.






MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA

Dos encontros e atividades desenvolvidas sobre letramento nos levou a
conhecer mais sobre nossa maravilhosa “língua portuguesa”.Despertou  a curiosidade dos jovens como seria um “museu da língua” e ficaram supressos ao conhecer um espaço tão bem estruturado destinado a nossa língua pátria.
O museu está localizado no prédio da Estação da Luz em São Paulo, com sua arquitetura inglesa do início do século XX que sofreu restauração e adaptação para receber as novas instalações do Museu inaugurado em março de 2006.
Possuí uma área correspondente a 4.333.62m2 distribuído em 03 andares: No primeiro andar é a sala destinada ás exposições temporárias, no segundo andar a grande galeria com uma tela de 106m que projeta filmes sobre a língua portuguesa no cotidiano e a história de seus usuários, palavras cruzadas, linha do tempo, sala com jogo etimológico interativo, painéis, mapa dos falares, Finalmente no terceiro andar o auditório projeta um filme de aproximadamente 10 minutos que fala sobre a origem da Língua Portuguesa e um planetário composto por imagens projetadas em áudio. Esta exploração foi muito interessante, ampliou o conceito sobre nosso idioma e agregou ricas informações.

(aguarde fotos)


DE OLHO NOS PROJETOS
PRAÇA DO SHYNQUICHI AGARY.

Pensando nos projetos que vem por aí, focados na questão “de revitalização dos espaços esquecidos dentro da comunidade’, fomos visitar outros bairros”. Os jovens escolheram a praça shynquichi, localizada no bairro Vila Curuçá como referência por sua conservação. Eles fizeram apontamentos do que havia no local, como plantas (arborização), bancos, espaços para lazer, iluminação, conservação do local e ainda desfrutaram do espaço. Os jovens gostaram muito de realizar esta exploração







ATIVIDADES DESENVOLVIDAS.


CARTAZES LETRAMENTO

Prosseguindo no tema ‘LETRAMENTO’, após realizamos a atividade “se eu fosse um livro”, partimos para a  confecção de cartazes ilustrando vários gêneros como comédia, ficção, suspense, romance. Os jovens elaboraram cartazes criativos, socializamos e realizamos uma exposição. Super legal..


VEM DANÇAR

Acontece em nossos encontros a oficina interna de dança. Baseado nos eixos temáticos,  história de vida, juventude, cultura juvenil, diferenças regionais/culturais,escola  e outros, foi exibido o filme “VEM DANÇAR”: (vide sinopse)
"
 O filme mostra a realidade de uma comunidade, além das dificuldades que o educando vai enfrentar com sua turma. O professor personagem do ator Antônio Bandeiras,  tenta ajudar aos jovens que eram considerados, pelo corpo docente da escola, como delinquentes sem recuperação, com objetivo o mesmo através da dança, tenta mostrar que a vida é  um conjunto de problemas.
As dificuldades dos jovens não estão restritas ao ambiente da pobreza, e este simbolismo é inserido no enredo através da jovem rica que tem dificuldades de aprender a dançar, mesmo com todo o investimento de seus pais, que são ricos. Para facilitar a obtenção do objetivo, o educador tenta mostrar através do ensino da dança (que representa os conteúdos ministrados aos alunos), que todos temos de superar barreiras, e o aluno através de perseverança pode ultrapassar os seus limites e vencer as dificuldades impostas pela realidade do cotidiano dentro e fora da escola. 
O professor usa a dança como método de ensino, ao introduzir sua metodologia ele encontra dificuldade, pois sua turma traz consigo outro estilo de dança. A preparação do professor é de suma importância nessa ocasião o mestre aproveita o conhecimento de mundo do aluno, fazendo assim a junção com o conteúdo elaborado planejado e aplicado por ele.
Os diferentes conteúdos que se apresenta aos alunos exigem esforços de aprendizagem e ajuda especifica. Nem tudo se aprende do mesmo modo, no mesmo tempo nem no mesmo trabalho. Ha uma reflexão sobre o que implica aprender e o que propomos, de maneira significativa.
Vale dizer que nem todos os alunos aprendem da mesma forma e a maneira de se articular dentro da sala de aula é que torna cada conteúdo específico, e os conhecimentos prévios devem ser levados sempre em consideração. Ressaltando a importância sobre o estudo continuo do educador, reforçando o compromisso de aprendizagem que tem com o educando além de tudo não existe uma receita básica, cabe a nos professores descobrir que método usará para um bom desenvolvimento do aluno.'

Após a exibição do filme, realizamos uma “roda de conversa” e discutimos sobre “o que e como” absorveram a mensagem. Foi muito interessante.


DOMINÓ HUMANO

Realizamos uma dinâmica de grupo que tem por objetivo desenvolver a espontaneidade, criatividade, identificar fatores e interpretação subjetivas que influenciam no processo de comunicação. Todos os jovens uniu-se ao outro, apontando uma característica  comum,visível ou não.Os jovens puderam observar como se sentem quando acabam descobrindo semelhanças com outras, integração,criatividade e como se comportam quando são  rotulados.


ORGANIZADOR DO ANO

Foram divididos em grupos. Cada grupo foi incumbido de organizar um evento do ano. A escolha do tema foi livre. A tarefa dos jovens foi de planejar o evento  e os itens a serem discutidos e abordados foram: tema, número de convidados, confecção do convite (local, hora), divulgação do evento, cronograma de apresentação (atividades), cardápios para  convidados,contratação de serviços, orçamentos.Depois cada grupo socializou seu planejamento e discutimos a questão de como se sentiram ao realizar a atividade? De que forma eles gostaram de ser reconhecidos pelo seu trabalho?.


AQUECENDO A VOZ

Foram divididos em 4 grupos, cada um recebeu uma palavra-chave.A  partir desta tiveram que montar ou adaptar ao refrão de uma musica,criando sua própria letra  utilizando ritmos conhecido,criando ou através de uma paródia.Foi socializado e muito divertido.


A CARTA A SI PRÓPRIA

Foi proposto aos jovens que individualmente escrevessem uma carta a si própria, como se estivessem escrevendo a seu melhor amigo. Deveriam abordar como assunto o que sentem no momento, o que esperam do grupo, realizar uma reflexão, verificar uma auto-motivação e planejar como gostariam de estar daqui a 15 dias, Após a confecção, lacraram as cartas e colocaram como destinatário o seu próprio nome e foi recolhido, Aguarde a etapa seguinte.


DINÃMICA DO ENCONTRO GERAL

Passei a dinâmica que foi realizada no último encontro geral dos educadores. Criar um objeto imaginário focado em uma finalidade , passar para o colega ao lado que deve utiliza-lo ou reconstruí-lo. Achei um exercício legal para introduzir a discussão sobre o projeto.







Nenhum comentário:

Postar um comentário